Um filme por dia 2017 - 26/03 - Alice nas Cidades (1974)



Título original: Alice in den Städten
Levado por uma série de circunstâncias, plausíveis por sinal, o jornalista Philip (Rüdiger Vogler) precisa levar a menina Alice (Yella Rottländer) de Nova Iorque para a sua casa na Europa. Essa é, em linhas gerais, a estória de Alice nas Cidades, filme que tem como principal qualidade a dinâmica da relação entre os dois protagonistas.
Philip não sabe exatamente aonde quer chegar; Alice tem ideia de onde quer chegar, mas não sabe como. Eles de certa forma se completam, ele adulto mas com um amadurecimento quase infantil e ela criança, forçada a amadurecer devido aos acontecimentos em sua volta. Em certo ponto da viagem, parecem não querer chegar ao destino e sim continuar na estrada desfrutando o convívio mútuo.
Talvez o nome Alice tenha sido escolhido de forma proposital, porque em Alice no País das Maravilhas de Lewis Carroll, ao questionar qual direção seguir, é respondido à personagem título: Se não sabe onde quer ir, não importa que caminho tomar. Alice nas Cidades parece seguir esse raciocínio quando Philip e Alice passam a aproveitar a viagem e deixam de se importar com o destino. Sábia decisão, afinal de contas é dessa forma que deveríamos viver a vida, já que a estação de desembarque é a mesma para todos.
Nota: 4/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas