Um filme por dia 2017 - 11/03 - Estrela Solitária (2005)



Título original: Don't Come Knocking
Howard Spence (Sam Shepard) viveu por 30 anos a vida de fantasia de uma estrela de cinema. Cansado daquilo, resolve abandonar tudo e reencontrar suas origens, começando por sua mãe, como se fosse um renascimento.
É disso que trata Estrela Solitária, da reinvenção ou resgate de um homem, que viveu muito tempo em um mundo artificial. Abandona seu filme em produção e suas roupas de cowboy de Hollywood, ficando apenas com suas meias vermelhas que representam a lembrança de quanto ele foi "perigoso" mas que à medida que chega a antiga casa de seus pais elas vão se desmanchando até que ele as abandona por completo.
A descrição acima demonstra como tudo em Estrela Solitária é bem pensado e planejado para ter significado, desde o quarto em que Howard dorme na casa de sua mãe, um quarto de adolescente que é signo de que ele, apesar de já com certa idade, ainda está amadurecendo, até o fato de Sutter (Tim Roth), o encarregado de levá-lo de volta ao set de filmagens não parecer um ser humano, afinal ele representa o passado tentando capturar Howard em suas garras.
Wim Wenders nos entrega mais um filme de um homem tentando se reencontrar e descobrir quem ele é na verdade, como Paris, Texas já discutido aqui. E mais uma vez nos brinda com uma obra de uma beleza estética ímpar e cheia de significados.
Nota: 4/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas