Um filme por dia 2017 - 22/03 - X-Men: Apocalipse (2016)



Título original: X-Men: Apocalypse
A franquia X-Men quase sempre entrega filmes ao menos divertidos e com personagens interessantes. Infelizmente X-Men: Apocalipse não está no grupo do "quase sempre": chato e burocrático, é um dos piores entre os filmes protagonizados pelos mutantes da Marvel.
Tudo nele parece estar no piloto automático: direção, roteiro, interpretações, até mesmo os efeitos especiais, normalmente impecáveis em filmes desse porte, são irregulares oscilando entre alguns muito bons e outros sofríveis. Logo na abertura percebemos o tom exagerado e fantasioso até mesmo para um filme de super-herói e no decorrer da projeção tudo se perde, ao ponto de acharmos estar assistindo a um filme catástrofe e não a um do gênero ação/aventura. O que sempre elevava os filmes dos X-Men a um outro patamar, a sua clara analogia com questões sociais e históricas reais, aqui é inexistente. Alguns pode dizer que o vilão Apocalipse poderia representar o terrorismo, mas é preciso muita boa vontade para enxergar isso, além de ser uma visão preconceituosa dada a origem do personagem. Até a melhor sequência do filme, envolvendo o personagem Mercúrio (Evan Peters), é uma cópia de uma cena do filme anterior de 2014, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido.
Em determinado momento, alguns personagens saem do cinema após assistirem a O Retorno de Jedi e comentam que o terceiro filme de uma trilogia é sempre o pior. X-Men: Apocalipse sendo também o terceiro filme de uma trilogia vestiu a carapuça. E mostrou que está na hora dos X-Men desfrutarem de umas merecidas férias no cinema para serem (inevitavelmente) reimaginados daqui a alguns anos.
Nota: 2/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas