Um filme por dia 2017 - 04/04 - Fúria Sanguinária (1949)



Título original: White Heat
Fúria Sanguinária é um verdadeiro filme modelo, um manual filmado de como fazer um bom drama policial. Nele encontramos todos os elementos principais que esperamos ver nesse tipo de obra: um bandido impiedoso, carismático e multidimensional, policiais inteligentes, ótimas sequências de ação e até um segmento todo passado dentro da cadeia.
O bandido protagonista Cody Jarrett (James Cagney) nos fascina pois atrás da brutalidade vemos suas fraquezas e consequentemente sua humanidade, que se reflete no amor incondicional pela mãe. No fundo ele não passa de uma criança crescida, que continua com as terríveis enxaquecas originadas na infância e busca aprovação e proteção. A partir dessa característica o agente Hank Fallon (Edmond O'Brien), infiltrado na prisão com o objetivo de incriminar Cody, se aproxima do bandido oferecendo um acolhimento quase materno - ponto para a inteligência do roteiro. Temos ainda a femme fatale, a esposa de Cody, que o trai ou fica com ele conforme a conveniência, e a mama fatale, a mãe de Cody, que como já dito é a razão de viver do protagonista, sua mentora e protetora e que o acompanha até depois da morte.
Com ritmo irrepreensível, enxuto - todas as cenas contribuem para contar a estória - e personagens extremamente bem construídos, Fúria Sanguinária mostra que grandes filmes podem ser muito divertidos e até ser diversão escapista, mesmo que escondendo alguma profundidade para quem estiver interessado em procurar.
Nota: 5/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas