Um filme por dia 2017 - 18/04 - A Fúria do Destino (1959)



Título original: The Sound and the Fury
A Fúria do Destino (também conhecido no Brasil como O Som e a Fúria) conta a estória da aristocrática família Compson, outrora poderosa mas agora falida moral e financeiramente, no sul dos Estados Unidos dos anos 1950. Vagamente baseado no romance de William Faulkner, é um melodrama clássico com grandes personagens e com estrutura semelhante a que vemos nas atuais telenovelas, mas com texto de melhor qualidade e indo direto ao ponto.
Tudo o que se vê em A Fúria do Destino hoje em dia parece batido, por conta do seu formato e seus diversos expedientes já terem sido usados a exaustão. O ex-rico que continua arrogante, o amor disfarçado de ódio, a filha abandonada e rebelde, a personagem do passado que retorna (bem no meio da novela, digo, do filme), os empregados mais sábios que os patrões. Todos esses elementos de A Fúria do Destino são vistos todos os dias nas novelas de televisão e não devem ser encarados como uma fraqueza do filme mas como uma força poderosa, já que funcionaram em 1959, quando ainda não eram clichês extremos, e continuam sendo utilizados até hoje. E há algo mais: a obra mostra as pequenas maldades humanas, nada monstruoso, mas que demonstram o potencial das pessoas de machucarem as outras nos pequenos gestos e atos e que tristemente demonstram a sua verdadeira natureza.
Talvez A Fúria do Destino pareça antiquado e batido para alguns, mas não é culpa do filme que o gênero melodrama tenha sido tão banalizado ao longo dos anos, sendo maltratado por textos pobres e realizadores sem imaginação. Mas é impossível não se envolver com a estória, com os personagens e não admirar um modo de contar estórias que sobrevive há mais de meio século sendo explorado diariamente.
Nota: 3/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas