Um filme por dia 2017 - 05/04 - O Apartamento (2016)



Título original: Forushande
Quando os homens querem se ofender, pelo menos duas das mais comuns ofensas envolvem mulheres não necessariamente envolvidas diretamente na discussão: filho da puta e corno. Isso demonstra o machismo da sociedade, afinal a "honra" da mulher é mais importante para o seu "dono" do que para ela mesma. Esse é um dos assuntos abordados no bom O Apartamento, da maneira sutil e tangencial típica do diretor Asghar Farhadi.
Vivendo em um novo apartamento e estando uma noite sozinha em casa, Rana (Taraneh Alidoosti) é atacada por um homem desconhecido. O estupro é apenas sugerido, nunca ficando realmente claro o que ocorreu durante a agressão. O marido Emad (Shahab Hosseini) se torna obsessivo para descobrir a identidade do agressor e buscar vingança. Numa sociedade patriarcal como a iraniana - não devemos ter a ilusão de que a nossa é muito diferente - a agressão sofrida pela mulher é mais sentida pelo homem que a "possui" do que pela própria vítima - Rana não quer saber a identidade do bandido e quer seguir a vida. É como se um objeto, como um carro, fosse depredado e o responsável devesse ser punido. Mas o que torna a obra ainda mais instigante é o realismo e humanidade com que tudo é estruturado: o agressor é mostrado como um ser humano que, apesar do seu ato imperdoável, está arrependido e chegamos a ter pena do sujeito. Nada em O Apartamento é maniqueísta, não há vilões nem mocinhos, há apenas seres humanos acertando e errando.
É agradável ver uma obra que apresenta pessoas de verdade e não personagens e estereótipos. E é interessante notar que mesmo o Irã, tão distante de nós geográfica e culturalmente, pode ser tão semelhante, para o bem e para o mal.
Nota: 4/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas