Um filme por dia 2017 - 25/04 - O Lobo atrás da Porta (2013)



Título original: O Lobo atrás da Porta
O realismo e a familiaridade das situações de O Lobo atrás da Porta são assustadores. O relacionamento extra conjugal que é o ponto de partida dos eventos trágicos que virão a acontecer é corriqueiro: quem assiste ao filme ou viveu algo parecido ou conhece alguém que tenha vivido. A verdade do que vemos na tela e a sua estrutura de quebra-cabeças tornam O Lobo atrás da Porta um filme fascinante.
Bernardo (Milhem Cortaz), casado com Sylvia (Fabiula Nascimento), conhece Rosa (Leandra Leal) em uma estação de trem e rapidamente eles se tornam amantes. Para Bernardo era apenas um passatempo mas para Rosa era mais sério do que isso - quem já não ouviu essa estória? A filha de Bernardo e Sylvia é sequestrada e a principal suspeita é Rosa. A estória basicamente inicia-se nesse ponto, na delegacia após o sequestro, onde cada um dos três personagens conta a sua versão ao delegado, a fim de elucidar o caso e encontrar a menina desaparecida. A estrutura lembra a obra-prima Rashomon de Akira Kurosawa e pouco a pouco todos os elementos vão sendo encaixados até enxergarmos o todo.
O Lobo atrás da Porta mostra a verdadeira face das pessoas, aquelas que vemos todo o dia na rua, no trabalho, no ônibus e que julgamos que não poderiam fazer mal a ninguém. Ou talvez essa dita "verdadeira face" seja realmente o que todos temos por dentro e que poderíamos fazer qualquer coisa para não perdermos o que conquistamos ou o que desejamos. O final de O Lobo atrás da Porta é tão amargo porque mostra que a linha que separa o bom do mal é muito tênue, praticamente invisível.
Nota: 4/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas