Um filme por dia 2017 - 10/04 - O Teorema Zero (2013)



Título original: The Zero Theorem
Se O Teorema Zero for levado muito a sério, ele não passa de mais um filme que trata de um futuro distópico, algo como Black Mirror mixado com 1984. Nada muito original, ainda mais se lembrarmos que o mesmo Terry Gilliam também dirigiu Brazil: O Filme. Mas se encararmos O Teorema Zero como uma sátira, uma paródia de toda essa temática então ele pode ser considerado uma interessante comédia com um humor irônico muito particular.
Qohen Leth (Christoph Waltz) tem como principal missão no seu emprego provar o Teorema Zero, que mostra que o universo termina em nada e que a vida no final das contas não tem significado algum. Aí já notamos a ironia com os heróis que costumamos ver no cinema, sempre buscando a salvação do mundo ou a redenção da humanidade, enquanto Qohen busca mostrar que tudo leva... a nada! Outras alusões satíricas são apresentadas, como Matrix, os bio links de Avatar e até piadas que só um público mais específico vai entender, como os ratos sempre presentes que nos remetem ao Guia dos Mochileiros das Galáxias. Temos algumas quebras de ritmos aqui e ali, como o romance artificial e meloso, aparentemente colocado no filme apenas para equilibrar o excesso de personagens masculinos. Mas o resultado final é um filme divertido, contando que se embarque no tipo de humor inglês de Gilliam.
O Teorema Zero não é original e um dos prazeres de assisti-lo consiste em buscar de onde determinada coisa foi tirada para ser desconstruída. Para os nerds (eu inclusive) é divertido mas talvez seja apenas uma colagem de ideias repetidas para a maioria das pessoas.
Nota: 3/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas