Um filme por dia 2017 - 14/04 - Time Lapse (2014)



Título original: Time Lapse
Mexer com o tempo é tão fascinante que  maioria dos filmes que tratam desse assunto despertam interesse, independente da qualidade dos mesmos. Time Lapse se enquadra nessa categoria, já que o assunto por si só chama a atenção, mas mesmo com esse bom material em mãos os realizadores não conseguem entregar uma obra satisfatória.
A premissa é muito interessante: uma máquina do tempo que não transporta pessoas ou coisas mas que mostra o futuro, na forma de uma grande máquina fotográfica fixa utilizando fotografias instantâneas do tipo Polaroid. Esse conceito não é inédito e já foi utilizado em outras obras, como O Pagamento, baseado em um conto de Philip K. Dick. Por mais fantasiosa que seja a estória ela deve seguir a sua própria lógica, seja ela qual for. Em Time Lapse, na ânsia de surpreender o espectador a todo momento, as regras parecem ser criadas apenas para justificar as reviravoltas do roteiro, tornando o filme confuso e frustrando qualquer tentativa de entender o que está exatamente acontecendo. O ápice da falta de foco do conceito geral acontece perto da conclusão, quando algo extraordinária como uma máquina para se ver o futuro é utilizada quase que como uma máquina fotográfica de detetive particular, para demonstrar ou esconder uma traição de casal.
Time Lapse parecia um tiro certeiro: um assunto irresistível, a viagem no tempo, e uma abordagem não inédita mas relativamente pouco utilizada. O excesso de desdobramentos da ideia básica, colocando a visão do futuro em segundo plano, tenha posto tudo a perder.
Nota: 2/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas