Um filme por dia 2017 - 06/04 - Uma Noite na Ópera (1935)



Título original: A Night at the Opera
Uma Noite na Ópera é uma comédia do tipo screwball comedy (comédia maluca) estrelada pelos geniais Irmãos Marx. O roteiro, a disputa de egos entre produtores e artistas de uma companhia de ópera italiana em Nova Iorque, é apenas pretexto para a brilhante verborragia de Groucho, o humor físico de Harpo e o talento musical de Chico.
É notável como o texto consegue burlar o Código Hays, a auto censura moralista de Hollywood vigente na época, com insinuações sexuais que acabavam despercebidas na avalanche de piadas e gags presentes em cada frase dita por Groucho Marx. O ritmo é excelente e a obra mantém-se engraçada todo o tempo, mas destaca-se a cena do policial fazendo a busca no apartamento: através da mise en scène e do cenário, que é escancaradamente mostrado como cenográfico, os irmãos mudam a mobília de um cômodo a outro de uma forma incrivelmente convincente para deixar o policial maluco. A cena é antológica e deve ser estudada por todos os envolvidos de alguma forma na produção de comédias.
Os Irmãos Marx deixaram um grande legado nos filmes, praticamente inventando o humor anárquico, e na cultura pop em geral, com incontáveis imitações, a onipresente máscara de Groucho e até mesmo sua versão animada, os Animaniacs. Não à toa, Uma Noite na Ópera consta na lista das 100 mais engraçadas comédias de todos os tempos do American Film Institute na posição de número 12.
Nota: 4/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas