Um filme por dia 2017 - 11/04 - A Ovelha Negra (2015)



Título original: Hrútar
Dois irmãos, criadores de ovelhas, não se falam há 40 anos apesar de serem vizinhos. O amor pelos seus animais vai obrigá-los a unir forças para tentar salvar as últimas cabeças do rebanho após um surto de scrapie - grave doença sem cura que ataca o cérebro e sistema nervoso dos ovinos.
A estória relativamente simples encanta e o ritmo lento reflete com precisão a vida na fazenda nesse remoto vale na Islândia. O isolamento e o ressentimento que há entre os irmãos faz com que todo o carinho de ambos seja direcionado a sua criação e o filme emociona ao retratar o amor pelas ovelhas e as duras decisões que devem ser tomadas por conta da epidemia. O que exatamente aconteceu no passado para afastar os irmãos Gummi (Sigurður Sigurjónsson) e Kiddi (Theodór Júlíusson) nunca é explicado, se foi uma bobagem ou algo grave, mas na verdade isso não importa depois de tanto tempo e na fase da vida em que eles se encontram. A necessidade de salvar o que restou do rebanho, mesmo que a um altíssimo custo, representa salvar ou tentar resgatar o que ainda os unia, o que ainda poderia manter o amor fraternal que fora destruído por anos de afastamento.
Com um final triste, principalmente pelo seu último plano realmente comovente, A Ovelha Negra mostra que infelizmente um último ato de desespero pode não ser suficiente para resgatar décadas de ausência e desamor.
Nota: 4/5


Fabio Consiglio



Comentários

Postagens mais visitadas