Um filme por dia 2017 - 09/04 - Meu Filho, Olha o Que Fizeste! (2009)



Título original: My Son, My Son, What Have Ye Done
Imagine Werner Herzog e David Lynch, respectivamente diretor e produtor,  envolvidos em uma obra que tem como fundo a tragédia grega Orestes. Infelizmente a expectativa criada por conta desse "pedigree" não se concretiza: Meu Filho, Olha o Que Fizeste! e apenas razoável.
Inspirado em uma estória real, algo que no cinema não significa muita coisa, o filme mostra em flashback como Brad Macallam (Michael Shannon) perde sua sanidade culminando no assassinato da própria mãe, semelhante a Orestes, que Brad estava interpretando em uma peça de teatro diegética. Há camadas de signos interessantes e algumas boas ideias, como os flamingos que segundo o protagonista eram águias travestidas. Essa e outras analogias mostram a obsessão de Brad com a interpretação, com as máscaras e como não mostramos nunca nossa verdadeira face. Há também a auto proclamada iluminação de Brad - ele vê deus - que mostra que as experiências ditas místicas nada mais são do que o produto de uma mente perturbada. Mas tudo é meio solto, meio inconsistente e mesmo algumas decisões estéticas são de gosto e necessidade duvidosas.
Com boas ideias e grandes realizadores, Meu Filho, Olha o Que Fizeste! acaba não entregando o que o seu potencial parecia prometer. É como uma refeição, feita com uma boa receita e bons ingredientes mas que o cozinheiro esqueceu de colocar o sal e a pimenta.
Nota: 3/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas