Um filme por dia 2017 - 08/04 - Festa da Salsicha (2016)



Título original: Sausage Party
Festa da Salsicha é uma rara animação feita exclusivamente para adultos. Se por um lado essa característica mereça cumprimentos, por outro torna o filme difícil de vender e seu visual infantil pode afastar a audiência adulta, ao mesmo tempo que é inapropriado para crianças. Mas depois de se vencer o estranhamento inicial, Festa da Salsicha torna-se agradável e divertido e apresenta uma interessante metáfora que nos faz pensar nas religiões ou crenças em geral.
O que acontece com os alimento depois que deixam o supermercado? O que existe depois das portas de vidro, no grande além? Essa questão existencial tão familiar a qualquer ser consciente de sua própria finitude é o principal fio condutor do filme. Podemos considerá-lo quase como uma paródia das animações da Pixar, já que como os brinquedos de Toy Story os alimentos e alguns outros objetos de uso pessoal ganham vida, mas não é só isso, há dezenas de outras referências de diversas produções. Recheado de palavrões e situações sexuais "explícitas" - não preciso explicar, apenas imagine o pão e a salsicha como exemplo - desconstrói algumas convenções das animações familiares e ainda põe em xeque as religiões, reduzindo-as a lendas criadas apenas para confortar os produtos quando deixam o supermercado e enfrentam o seu terrível destino.
Longe de ser uma obra-prima, Festa da Salsicha cumpre bem seu papel, entretenimento que trás nas entrelinhas questões mais profundas. E ajuda a destruir o preconceito que leva a maioria das pessoas a pensar que animação é feita para crianças e sempre têm estórias doces e castas; com a Festa da Salsicha as novas gerações não vão precisar ir atrás de Fritz the Cat para descobrir isso.
Nota: 3/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas