Um filme por dia 2017 - 15/04 - O Colecionador (1965)



Título original: The Collector
Obcecado pela bela Miranda (Samantha Eggar), o colecionador de borboletas Freddie (Terence Stamp) a sequestra e a mantém em cárcere, a fim de que ela o conheça melhor e finalmente se apaixone por ele. Com elenco mínimo e produção simples, o filme convence ao humanizar os personagens e manter o interesse todo o tempo.
Usando o expediente de infantilizar o sequestrador Freddie, O Colecionador brinca com os sentimentos do espectador e acabamos por torcer pelo criminoso em certos momentos, apesar dos seus atos abomináveis. A evidente falta de maturidade e o isolamento de Freddie quase que justificam os seus atos. Habilmente o filme dá pequenas pistas da verdadeira natureza do bandido e sua total falta de empatia, o oposto de Miranda, como vemos na cena em que ele mostra a sua coleção de borboletas - todas mortas.
Com um final corajoso e de certa forma surpreendente por sua crueza, O Colecionador é um excelente thriller dramático que evita o lugar comum (tendo em mente o ano da produção, 1965) e que merecia ser mais visto e conhecido.
Nota: 4/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas