Um filme por dia 2017 - 17/04 - A Vida de Brian (1979)



Título original: Life of Brian
O grupo inglês Monty Python influenciou fortemente todo o humor moderno. Os reflexos da sua comédia surrealista, politicamente incorreta e com muita crítica social são vistos em South Park, Saturday Night Live, Revista MAD, TV Pirata, só para citar alguns mais óbvios. O filme A Vida de Brian, escrito, dirigido e interpretado pelo grupo, é uma obra genial que faz rir e pensar, nos fazendo achar graça de nossas próprias verdades e crenças.
Narrando a vida de Brian, contemporâneo de Jesus Cristo, satiriza desde como as crenças religiosas surgem até a ineficiência e estupidez da política, desmontando vários conceitos pelo caminho, como o que ilustra os romanos apenas como vilões conquistadores e a necessidade de tantos partidos políticos. Brian é confundido com o tão aguardado messias e apesar de suas negativas e protestos é cultuado e consequentemente crucificado, como se ele almejasse aquele sacrifício para iluminar a humanidade. Por mostrar que as crenças podem ter nascido de um simples mal entendido, além obviamente da sátira da fé em geral, A Vida de Brian foi acusado de heresia e boicotado por grupos religiosos na época de seu lançamento.
Com uma mensagem anárquica poderosa, que as pessoas não devem seguir ou obedecer ninguém, A Vida de Brian está no seleto grupo das obras de arte que divertem, pois é um filme hilariante, e expandem a nossa visão ao mostrar que os dogmas não foram ditados por seres divinos mas criados em alguma taberna da antiguidade.
Nota: 5/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas