Um filme por dia 2017 - 13/04 - Minha Vida de Abobrinha (2016)



Título original: Ma vie de Courgette
O sentimento de abandono é o que prevalece em Minha Vida de Abobrinha, simpática e delicada animação sobre um garoto vivendo em um orfanato, após perder sua mãe.
O grande mérito do filme é humanizar todos os personagens. Até mesmo o garoto que inicialmente pratica bullying dentro do orfanato, que facilmente poderia se tornar um vilão simplificado, é multidimensional e no final das contas mostra-se apenas mais uma vítima da negligência de pais ausentes. A grande discussão que Minha Vida de Abobrinha levanta é: por que pessoas que não tem a menor vocação ou vontade de serem Pais, com letra maiúscula, geram crianças apenas para abandoná-las ou tratá-las como um brinquedo, que depois de algum tempo serão descartadas por não ter mais graça brincar com elas. Olhando por esse lado o estilo da animação, onde tudo parece de brinquedo, pode ser interpretado tanto como o olhar infantil para com o mundo como a forma que os pais, com letra minúscula, enxergam aquelas crianças.
Nos presenteando com uma conclusão positiva mas carregada de uma triste realidade, a que no orfanato nunca a alegria é plena pois mesmo com uma adoção há a separação e a maioria das crianças ainda é deixada para trás, Minha Vida de Abobrinha é uma boa e emocionante animação que tem o problema presente em muitas animações contemporâneas: pode afastar os adultos por puro preconceito e não agradar as crianças pelo seu ritmo mais lento e ausência de personagens "fofinhos".
Nota: 3/5


Fabio Consiglio

Comentários

Unknown disse…
Excelente filme, para adultos e crianças. O êxito do filme se deve muito ao grande elenco que é bastante conhecido pelo seu grande trabalho. Em 2017 houve filmes de animação excelentes, mas meu preferido foi O Que Será de Nozes 2, você já viu? Muito interessante! O trailer foi a chave para captar o espectador, é uma das melhores do gênero. Eu adorei o que será de nozes 2 2017, acho que é uma boa opção para o fim de semana. Desde que vi o elenco imaginei que seria uma grande produção, já que tem a participação de atores muito reconhecidos de Hollywood. O filme superou as minhas expectativas, realmente o recomendo.
Fabio Consiglio disse…
Areli, obrigado pelos comentários e pela dica. Não vi ainda O Que Será de Nozes 2 mas verei. Continue seguindo o blog, abraço!

Postagens mais visitadas