Um filme por dia 2017 - 07/06 - O Fantástico Sr. Raposo (2009)



Título original: Fantastic Mr. Fox
O Fantástico Sr. Raposo é uma animação stop motion com direção de arte incrível, com aparência de um livro infantil - é baseado na obra de Roald Dahl - e várias cenas simulando o 2D das páginas de papel. Conta ainda com o talento de astros como George Clooney, Meryl Streep, Bill Murray e Willem Dafoe entre outros, dando voz aos personagens.
O Sr. Raposo (George Clooney) abandona sua vida de aventuras - ou crimes - para viver calmamente ao lado de sua esposa (Meryl Streep) grávida. Mas, como ensinado na fábula O Escorpião e o Sapo, não podemos lutar contra a nossa natureza e o Sr. Raposo volta a praticar crimes, desencadeando uma série de eventos que afetará a vida de todos naquela sociedade de animais antropomorfizados. O ritmo da obra é impecável e todas as cenas apresentam eventos que movem o filme para frente. O desenho dos personagens causa certa estranheza inicialmente, mas isso logo é superado pelo carisma dos mesmos, tanto pelo seu visual e animação como pela interpretação dos dubladores. Há signos interessantes: além da já citada impossibilidade de negação da própria natureza, o Sr. Raposo nitidamente está na crise da meia idade, os animais podem ser vistos como a população explorada vivendo das migalhas da elite - os fazendeiros - e ainda temos a projeção da humanidade nos bichos, que apesar da aparência civilizada são selvagens no seu interior.
O Fantástico Sr. Raposo mistura muito bem vários elementos: tem um pouco de drama, aventura, comédia, utiliza elementos dos chamados heist films (filmes de golpe) - este último acentuado pela presença de George Clooney, da refilmagem de Onze Homens e um Segredo. Para as crianças (cito os pequenos por conta do rótulo que infelizmente colam nas animações) sobra o visual e a aventura, para os adultos é um ótimo filme com personagens tão verossímeis quanto quaisquer outros feitos de carne e osso.
Nota: 4/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas