Um filme por dia 2017 - 28/06 - Biutiful (2010)



Título original: Biutiful
Qual será o legado deixado por uma pessoa desenganada, com poucos meses de vida? Esse é o fio condutor de Biutiful, um drama repleto de temas e significados.
Uxbal (Javier Bardem em uma performance notável) está com câncer terminal e preocupado com o futuro dos seus dois filhos quando ele partir. Além disso ele enxerga pessoas mortas e ganha a vida com contravenções e crimes não violentos como pirataria, suborno policial e trabalhadores imigrantes ilegais. O fato dele enxergar fantasmas demonstra como o presente, muito mais do que o passado, o assombra e o incomoda. Afinal, mesmo sendo aparentemente justo com aquelas pessoas, ele as explora. Mas a obra não fica nessa visão simplista do imigrante explorado e discute que mesmo aquelas condições sub-humanas às quais eles são submetidos provavelmente são melhores do que as condições que eles teriam em seus países de origem. Nessa mesma subtrama há uma linda rima visual: em uma cena são mostradas, em um noticiário de televisão, baleias mortas encalhadas na praia e em outra, os corpos dos imigrantes chineses mortos e despejados no mar que acabam também na praia, tal qual os cetáceos. A essa clara alusão à desumanização dos imigrantes soma-se as mariposas negras no quarto de Uxbal, que simbolizam as almas dos mortos e estão empilhadas da mesma forma que os chineses e africanos em seus alojamentos.
Biutiful é rico em detalhes e signos e nem mesmo o fato de Uxbal enxergar os mortos é tratado de forma unidimensional, já que no final do filme notamos que os seus diálogos com os desencarnados utilizam as mesmas frases e ideias previamente usadas em outras situações, colocando em dúvida o seu dom - poderia ser apenas fruto da sua culpa e imaginação - e deixando para cada espectador julgar se acredita ou não. Biutiful é pesado e denso e talvez desagrade alguns por ser um drama extremo, sem nenhum alívio cômico, concessões ou saídas fáceis - como na vida real, muitas coisas ruins acontecem. A vida pode ser muito dura para algumas pessoas e para esses indivíduos a morte só preocupa e entristece por conta daqueles que permanecerão vivos.
Nota: 4/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas