Um filme por dia 2017 - 13/06 - Regressão (2015)
Título original: Regression
Regressão é um horror psicológico que não cede à tentação de buscar cômodas explicações sobrenaturais, mas induz o público a acreditar no extraordinário com subterfúgios pouco honestos.
Angela Gray (Emma Watson) acusa o pai de cometer abusos físicos e a polícia é acionada. Uma trama complicada se desenrola, envolvendo uma suposta seita satânica constituída por vários membros da pequena comunidade. Enquanto acerta em manter o interesse e o suspense na maior parte do tempo, erra ao enganar o público em demasia com alucinações que levam a conclusão de que há a ação de entidades fantásticas. É plausível aceitar a perturbação mental de membros da família de Angela mas a manipulação fica evidente quando os distúrbios passam a atingir o policial Bruce (Ethan Hawke). Ao final é explicado - e é uma verdade científica - que as regressões, mesmo quando feitas por profissionais da psicologia, podem criar memórias falsas nos pacientes mas o que acontece com Bruce, que não passa por nenhuma sessão de regressão durante o filme, é nitidamente feito apenas para criar pistas falsas e aumentar a duração do filme.
Regressão começa muito bem e acaba perdendo-se na sua ânsia de surpreender. Se observarmos com cuidado, a obra começa a cair depois da cena utilizando o clichê de susto do gato - se uma obra contemporânea ainda usa esse recurso é porque as ideias estão esgotadas.
Nota: 3/5
Fabio Consiglio
Comentários