Um filme por dia 2017 - 08/06 - Sob Pressão (2016)
Título original: Sob Pressão
A tensão e as dificuldades vividas pelos profissionais da saúde em um hospital público sucateado na periferia do Rio de Janeiro são muito bem retratadas em Sob Pressão. A obra consegue transmitir a pressão à qual os médicos são submetidos, enfrentando bandidos, policiais e a total falta de recursos.
No início, Sob Pressão parece um episódio do seriado da década de 90 Plantão Médico; logo essa impressão desaparece e percebemos que os problemas enfrentados pelos médicos brasileiros, trabalhando próximos a uma comunidade carioca dominada pelo tráfico, são infinitamente maiores do que os enfrentados por George Clooney e sua equipe. Equipamentos que não funcionam, falta de sangue, médicos atuando constantemente dopados para suportar a carga de trabalho e a sempre presente necessidade de escolher a quem salvar. O filme mostra que o hospital está constantemente sob o fogo cruzado da luta entre a policia e os traficantes, tanto literal quanto figurativamente. Literal pela violência que invade o hospital e figurativa quando é preciso escolher quem salvar, o bandido ou o policial. Sob Pressão é relativamente curto, o que é um acerto, pois dessa forma consegue manter a tensão o tempo todo e não dá espaço para a plateia respirar, com novos problemas e obstáculos surgindo a cada instante. Há um tropeço ou outro, como o desnecessário envolvimento amoroso de um médico já perto do final do filme ou a revelação de um fato do passado de um personagem feita de forma artificial e no tempo errado.
Sob Pressão impressiona pela realidade que ele representa, mostrada de forma visceral e não da forma fria e burocrática utilizada pela imprensa. A sua cena final, semelhante a de abertura, além de elegante esteticamente mostra que toda aquela agonia foi apenas um dia de tantos outros e que não parece haver luz no fim do túnel.
Nota: 3/5
Fabio Consiglio
Comentários