Um filme por dia 2017 - 31/05 - Capricórnio Um (1977)



Título original: Capricorn One
Muitas pessoas acreditam que o homem nunca chegou à Lua e existem livros e sites dedicados exclusivamente ao assunto, como por exemplo o site brasileiro A Fraude do Século. Partindo dessa teoria conspiratória, Capricórnio Um conta a estória da missão até Marte que, fadada ao fracasso por problemas técnicos, é falsificada pelos seus gestores da NASA.
Não há como negar a força de uma estória que envolve conspiração governamental, mas Capricórnio Um parece se esforçar para desperdiçar todo o potencial de sua premissa. Os atos do filme parecem mal distribuídos: na primeira parte, com os astronautas isolados simulando estar em viagem à Marte, tudo parece apressado e quase nada é explorado de forma devida. Os personagens, no caso dos astronautas, não são desenvolvidos de forma satisfatória e é difícil nos importarmos com o destino deles; em outros casos, como o congressista Hollis Peaker (David Huddleston), o seu protagonismo sugerido no início da projeção logo é esquecido e o personagem desaparece. Há também problemas ao tentar transmitir aos espectadores a sensação de passagem do tempo, principalmente na parte final do filme, quando precisamos fazer contas para compreender quantos dias se passaram a partir de um determinado evento.
Capricórnio Um serve como passatempo mais pela curiosidade mórbida que todos sentimos em conhecer os podres dos governos de que como obra cinematográfica. Ao seu término, a única coisa que fica na memória é o bela tema musical de Jerry Goldsmith.
Nota: 2/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas