Um filme por dia 2017 - 27/06 - Sem Rumo no Espaço (1969)



Título original: Marooned
Com o advento do programa espacial norte-americano vários filmes de ficção científica deixaram a fantasia de lado e passaram a tratar de temas e tecnologias mais próximos da realidade, como 2001: Uma Odisseia no Espaço de 1968 e Sem Rumo no Espaço de 1969.
Três astronautas não conseguem retornar à Terra por problemas técnicos e uma missão de resgate deve ser realizada antes que o oxigênio disponível acabe, o que resultaria na morte dos tripulantes da nave IronMan One. O timing de sua produção é a maior qualidade de Sem Rumo no Espaço, capturando facilmente a imaginação do público acostumado àquela altura às idas e vindas de missões espaciais: poucos meses antes do lançamento de Sem Rumo no Espaço Neil Armstrong havia acabado de dar os primeiros passos de um ser humano fora da Terra; somado a isso, o filme antecipou de certa forma o incidente da Apollo 13, que quase matou os seus astronautas. Em outros aspectos, a obra falha: os astronautas em órbita não criam empatia com o público e parecem ser apenas mal-humorados e descontrolados, já que não é demonstrado de forma satisfatória o desgaste vivido por eles na sua longa permanência no espaço; em vários momentos o filme é lento e detalhista em excesso, talvez na tentativa de mostrar o grande número de minúcias que envolvem a viagem espacial mas que na tela acaba se tornando enfadonho. E o pior está no final, com um deus ex machina que acontece apenas para criar alguns minutos a mais de suspense.
Não vou comparar Sem Rumo no Espaço com 2001: Uma Odisseia no Espaço, apenas comentar como o primeiro soa datado, tanto visual como tematicamente, e o segundo ainda hoje é moderno, instigante e convincente - os dois contemporâneos. Os filmes não têm obrigação de serem todos obras-primas, mas Sem Rumo no Espaço poderia, com a sua temática já comprada pela audiência, ser mais divertido e bem feito.
Nota: 2/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas