Um filme por dia 2017 - 26/06 - Borat: O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América (2006)
Título original: Borat: Cultural Learnings of America for Make Benefit Glorious Nation of Kazakhstan
O personagem Borat surgiu na série de televisão Da Ali G Show, mostrando como hábitos e costumes corriqueiros de uma determinada cultura podem parecer estranhos e bizarros em outra. O longa-metragem Borat aprofunda esse conceito em uma comédia engraçadíssima e com momentos surpreendentes.
A estória em Borat é apenas um pretexto para que Sacha Baron Cohen, disfarçado de Borat, converse com pessoas comuns alegando estar conhecendo a cultura americana para difundi-la no seu país, o Cazaquistão. O choque acontece quando Borat demonstra os supostos costumes do Cazaquistão, preconceituosos e beirando a barbárie, personificando como os norte-americanos enxergam os estrangeiros, principalmente os do oriente: selvagens amorais. Mas vai além disso, pois ao deixar os personagens reais - os não atores - confortáveis com a falta de limites éticos de Borat, faz com que essas pessoas revelem os seus verdadeiros sentimentos, mostrando que muitos dos costumes civilizados do ocidente são extremamente frágeis e não passam de frases repetidas por indução social, não representando realmente o que as pessoas pensam. Dessa forma tudo vem à tona, desde o preconceito racial e a misoginia até a falsa ideia da América de braços abertos aos estrangeiros.
Signos à parte, Borat é um filme extremamente engraçado, hilariante em alguns momentos. Tudo graças a Sacha Baron Cohen, que não é Sacha durante quase uma hora e meia, mas Borat. A concentração do ator ao encarnar o personagem é extrema, ainda mais ao lembrarmos que muitas das cenas não tinham texto fixo e foram improvisadas. E se alguém ainda não acredita, não restarão dúvidas quanto à dedicação de Sacha na cena em que luta com o seu produtor Azamat (Ken Davitian), os dois nus. E até mesmo nessa cena, que deve causar arrepios aos mais homofóbicos, há uma piada discreta porém sensacional: observem o tamanho da barra que censura a genitália de Borat. Genial!
Nota: 4/5
Fabio Consiglio
Comentários