Um filme por dia 2017 - 11/06 - Cliente Morto Não Paga (1982)
Título original: Dead Men Don't Wear Plaid
Cliente Morto Não Paga parte de uma ideia genial: criar uma estória utilizando cenas "coladas" de filmes policiais e noir da década de 40. O resultado é um delicioso passeio por filmes como Interlúdio, de Alfred Hitchcock, e Fúria Sanguinária, de Raoul Walsh, entre outros.
Steve Martin é o detetive Rigby Reardon, contratado por Juliet Forrest (Rachel Ward) para investigar o suposto assassinato de seu pai. A investigação se inicia e uma complexa trama se desenha, às vezes sem fazer muito sentido, é verdade, mas isso é justificável pela necessidade de se homenagear o maior número de filmes clássicos possível. Steve Martin está na sua melhor forma, com inspiradas piadas verbais, gags e muito humor nonsense. Destaca-se o cuidado do desenho de produção e decupagem para que as cenas originais se encaixem de forma perfeita com as cenas dos filmes homenageados - sem isso toda a ilusão seria quebrada e o filme não funcionaria.
Cliente Morto Não Paga é engraçado e extremamente original, além de proporcionar o prazer de podermos adivinhar qual é o filme homenageado em determinada cena e relembrá-lo - ótimo para assistir na companhia de amigos cinéfilos. O roteiro poderia ter sido melhor trabalhado para que as cenas antigas ajudassem a contar a estória de forma mais orgânica, mas isso não tira o brilho da obra e toda a sua criatividade e trabalho de pesquisa, reacendendo o interesse por grandes filmes do passado.
Nota: 4/5
Fabio Consiglio
Comentários