Um filme por dia 2017 - 01/10 - Teseu e o Minotauro (1960)



Título original: Teseo contro il minotauro
Teseu e o Minotauro é um exemplar do sub-gênero do cinema italiano chamado de neo-mitologia ou peplum, filmes de aventura capa-e-espada ambientados na antiguidade, usando como base estórias bíblicas ou mitológicas. São filmes divertidos até hoje, embora suas características caricatas acabem entretendo mais do que sua trama ou suas cenas cheias de lutas e correrias.
Contando o mito de Teseu, o minotauro e as intrigas palacianas da ilha de Creta, a obra não tem receio em ser exagerada, carregando nas cores do figurino - o cinema colorido, mesmo não sendo mais uma grande novidade em 1960, ainda chamava a atenção para o público ao qual se destinava Teseu e o Minotauro - e nas roupas das mulheres, todas vestindo micro saias. A mitologia só é seguida fielmente quando convém ao roteiro, muitas cenas de ação são pouco convincentes e as interpretações são exageradas; tudo isso não nos impede de apreciarmos o filme, que pode ser bem divertido se não for levado muito a sério.
Nos minutos finais de Teseu e o Minotauro o estilo kitsch é coroado pela revelação da aparência do monstro, que é realmente estarrecedora - não vou descrevê-la para não estragar a "surpresa". Ao encararmos a criatura, acredito que apenas duas coisas podem ocorrer ao espectador: um sorriso no rosto dos que divertiram-se com a obra sem levá-la a sério ou um sentimento de raiva, no caso de quem viu Teseu e o Minotauro esperando uma sóbria interpretação do mito grego. Sugiro assumir a primeira reação desde a abertura do filme.
Nota: 3/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas