Um filme por dia 2017 - 18/10 - Nossas Noites (2017)



Título original: Our Souls at Night
Delicado romance que trata do amor entre idosos, Nossas Noites ainda mostra que os jovens podem ser mais conservadores - de uma forma bastante hipócrita, diga-se - do que as pessoas que viveram suas juventudes durante as décadas de 60 e 70.
Addie (Jane Fonda) faz uma proposta para Louis (Robert Redford), passar as noites com ela não como namorados, mas apenas para os viúvos conversarem e fazerem companhia um para o outro. A amizade evolui para um relação afetuosa - a intensidade do sentimento, se eles se amavam, fica a critério de cada espectador - e eles tornam-se namorados, enquanto relembram do passado com seus erros e mágoas.
Em um filme desse tipo a força da estória, relativamente simples e sem grandes conflitos, reside no carisma e na interpretação dos atores: Redford e Fonda não fazem feio e é muito difícil não gostar de Addie e Louis, assim como perdoar as suas falhas e torcer por eles. O único obstáculo do casal é o filho de Addie, que invoca um conservadorismo (provavelmente motivado pelo ciúme) e uma carência que podem atrapalhar o destino dos idosos enamorados. Mas mesmo esse conflito é tratado de forma leve e sem muita dramaticidade, aproximando Nossas Noites da vida real e seus problemas cotidianos.
Nossas Noites é gostoso de assistir e traz a positiva mensagem da possibilidade de reinício em qualquer fase da vida, quando pouco importa o julgamento dos outros e a pessoa se sente livre para fazer o que quiser. Essa libertação da opinião alheia é um dos únicos motivos para enxergarmos o termo melhor idade, muito utilizado para a terceira idade, de uma forma não irônica.
Nota: 3/5


Fabio Consiglio



Se você gostou desse texto ou segue o blog diariamente, agora há a opção de possuir a compilação de todos os filmes do 1o. semestre em formato de livro:

Comentários

Postagens mais visitadas