Um filme por dia 2017 - 07/10 - An Honest Liar (2014)



Título original: An Honest Liar
An Honest Liar é um documentário sobre o mágico James Randi, reconhecido internacionalmente como ilusionista e sucessor do grande Harry Houdini nos números de escapologia. O filme foca na cruzada de Randi para desmascarar paranormais, religiosos exploradores da fé alheia e curandeiros, expondo e até mesmo replicando os feitos desses indivíduos, ditos sobrenaturais, com técnicas de ilusionismo.
É chocante notarmos, ao assistirmos An Honest Liar, o quanto as pessoas são seduzidas pela fantasia de superpoderes e curas milagrosas. Tende-se a imaginar que apenas as pessoas mais simples e com menos cultura caem no canto da sereia dos trapaceiros interessados em ganhar dinheiro através da ilusão predatória, mas o documentário nos mostra que jornalistas, apresentadores de televisão e até mesmo cientistas podem ser enganados por vigaristas talentosos. Randi cria armadilhas para desmascarar pessoas como Uri Geller - não conseguindo realizar seus truques com os objetos preparados sob a orientação de Randi, Geller alegou estar esgotado psiquicamente, não podendo fazer os seus "milagres" ao vivo na televisão - e o tele-evangelista Peter Popoff - exposto por Randi que gravou a esposa de Popoff dando informações via rádio a Peter durante sua apresentação, para iludir o público crente revelando no palco informações pessoais da plateia.
Na sua parte final o filme trilha por um caminho inesperado, de certa forma irônico, ao mostrar que Randi foi também enganado por boa parte de sua vida (não entrarei em detalhes para não estragar a experiência de quem ainda não viu An Honest Liar) pelo seu companheiro Jose Alvarez.
A mais triste constatação ao fim de An Honest Liar não é a forma descarada com que pessoas inescrupulosas enganam milhões, mas a confirmação de que expor os truques dos médiums e pastores é como evangelizar os já convertidos, servindo apenas para acariciar o ego dos céticos. Os crentes continuarão acreditando, não importa o quão contundente seja a prova que invalide a sua fé cega. A humanidade parece não ter saído do obscurantismo das eras remotas, quando dentro de uma caverna um espertalhão usou a sua sombra projetada pelas chamas da fogueira para assustar e dominar a sua tribo, através do seu poder sobre os espíritos das trevas.
Nota: 4/5


Fabio Consiglio



Se você gostou desse texto ou segue o blog diariamente, agora há a opção de possuir a compilação de todos os filmes do 1o. semestre em formato de livro:

Comentários

Postagens mais visitadas