Um filme por dia 2017 - 03/10 - O Suspeito (2007)



Título original: Rendition
A tortura é um ato de violência injustificável e abominável. Além das questões éticas e humanitárias, as informações obtidas através desse meio brutal são confiáveis, podendo ser utilizadas efetivamente pelos serviços de inteligência? Essa é o principal questionamento levantado por O Suspeito.
Anwar El-Ibrahimi (Omar Metwally) possui um greencard e reside nos Estados Unidos há 20 anos, porém é de nacionalidade egípcia. Isso, somado ao fato dele ter supostamente recebido telefonemas de um suspeito de terrorismo, é o suficiente para que ele seja raptado pelo governo americano e levado ao Egito, em uma instalação patrocinada pela CIA com o objetivo de deter e obter informações de envolvidos com o terror.
A obra expõe o quão ridícula é a atitude das autoridades norte-americanas através da figura da diretora da CIA Corrine Whitman (Meryl Streep), que afirma categoricamente que os Estados Unidos não toleram a prática de tortura - esse é o discurso, na verdade eles patrocinam a tortura em diversos lugares fora dos Estados Unidos, como no aliado Egito e na infame Prisão de Guantánamo, em Cuba. Além disso põe em cheque a eficiência desse método, já que os prisioneiros falam qualquer coisa para livrar-se dos tormentos, normalmente o que o interrogador quer ouvir, o que torna as informações obtidas inúteis e acabam com os argumentos de que o sofrimento de um suposto terrorista pode salvar milhares de vidas em alguma cidade ocidental.
Dito tudo isso, O Suspeito é mais interessante como mensagem do que como obra cinematográfica, não sendo mais do que um filme correto e bem feito, mas sem nenhum brilho ou inspiração excepcional.
Nota: 3/5


Fabio Consiglio



Se você gostou desse texto ou segue o blog diariamente, agora há a opção de possuir a compilação de todos os filmes do 1o. semestre em formato de livro:

Comentários

Postagens mais visitadas