Um filme por dia 2017 - 10/10 - Edward Mãos de Tesoura (1990)



Título original: Edward Scissorhands
Criado por um cientista maluco como o monstro de Frankenstein e desejando transformar-se em um garoto de verdade como Pinóquio, Edward Mãos de Tesoura é uma fábula que encanta pelo seu clima onírico e a nova roupagem que dá a temas universais.
O inventor (Vincent Price) criou Edward (Johnny Depp) mas não conseguiu finalizá-lo antes de sua morte, deixando o nosso herói com suas pretensamente provisórias mãos de tesoura. Levado do seu castelo a uma pequena comunidade, Edward tenta se adaptar à uma vida comum mas nem tudo funciona como o esperado.
A obra lembra em muito um livro infantil com casas, carros e figurinos com cores chapadas, como se tivessem sido coloridos por uma criança. Tudo em Edward Mãos de Tesoura passa uma sensação lúdica graças ao design de produção, como o castelo com espaços imensos (de novo, várias planos dentro desse ambiente são semelhantes a grandes ilustrações de edições impressas) e a montanha vista ao fundo da cidade, enorme e cinza como uma nuvem pairando sobre as casas. Estamos acostumados a vilões vestindo cores escuras e os mocinhos vestindo mais claro, mas aqui há uma inversão e Edward, puro e inocente, veste preto enquanto os maldosos e oportunistas habitantes da cidade vestem roupas coloridas, em uma defesa do estilo gótico adotado pessoalmente pelo diretor Tim Burton.
Ao pesquisar Edward Scissorhands no google imagens é que vemos a real dimensão tomada pelo personagem como figura pop, já que o seu nome não só gera milhões de páginas como resultado da busca mas também mais de uma dezena de abas de categorias, criadas para facilitar o trabalho do usuário encontrar o que deseja, entre elas cosplay, fantasia de halloween, maquiagem, luva, pop art e anime.
Edward Mãos de Tesoura pertence à fase mais criativa de Tim Burton, situado entre o bom Os Fantasmas se Divertem e o excelente Ed Wood, quando o diretor conseguia criar estórias e planos que, disfarçados de imagens de pesadelos, povoavam os sonhos da sua audiência.
Nota: 4/5


Fabio Consiglio



Se você gostou desse texto ou segue o blog diariamente, agora há a opção de possuir a compilação de todos os filmes do 1o. semestre em formato de livro:

Comentários

Postagens mais visitadas