Um filme por dia 2017 - 21/10 - Raw (2016)



Título original: Raw
Raw (também conhecido como Grave) é um drama franco-belga com elementos de horror que peca pela irregularidade, mas que se visto como metáfora ganha novos contornos.
Há um certo exagero em vários momentos da estória de Justine (Garance Marillier), vegetariana que se torna caloura de veterinária sendo levada a experimentar carne durante o trote na faculdade, evento a partir do qual a moça passa a sentir uma atração irresistível por proteína animal, inclusive a de origem humana. Os excessos são tanto no aspecto gráfico, com algumas cenas que exageram na violência e gore, como no comportamento dos personagens, com Justine que parece não se surpreender com as suas mudanças comportamentais. A obra torna-se mais interessante e ganha alguma profundidade se associarmos o trote e a transformação de Justine aos rituais de iniciação para a vida adulta; Justine deixa de ser vegetariana ou inocente e passa a enxergar o mundo como ele realmente é, com cada um querendo devorar o outro e portanto para vencer você deve ser o predador e não a presa.
Ao enxergarmos Raw como uma fábula sobre a passagem da infância para a vida adulta, o filme se transforma em algo mais do que uma simples distração; se não levarmos isso em conta, Raw fica restrito aos fãs de um cinema mais sanguinolento e pouco sutil.
Nota: 3/5

Fabio Consiglio



Se você gostou desse texto ou segue o blog diariamente, agora há a opção de possuir a compilação de todos os filmes do 1o. semestre em formato de livro:

Comentários

Postagens mais visitadas