Um filme por dia 2017 - 01/05 - A Última Noite de Bóris Grushenko (1975)



Título original: Love and Death
Na Rússia czarista o soldado Boris (Woody Allen) e sua prima Sonja (Diane Keaton) planejam matar Napoleão durante o domínio francês sobre Moscou. Discussões sobre vida, religião e morte estão espalhadas entre uma piada e outra nesse razoável filme de Woody Allen.
O humor nessa obra parece às vezes forçado, como se um cronômetro apitasse para os realizadores dizendo que é hora da gag. Piadas com trocadilhos - muitas sem graça alguma - e piadas físicas - que não são o forte do diretor - tiram espaço do texto e isso enfraquece o filme, já que Allen costuma brilhar quando abre a boca. Outro ponto negativo é a personagem Sonja, de Diane Keaton, que parece não ter personalidade própria, parecendo um Woody Allen feminino falando e raciocinando da mesma forma que Boris.
Sobram as sempre interessantes reflexões do famoso cineasta, que nos convence que se deus ou qualquer entidade divina realmente existir elas estão apenas se divertindo conosco, nos dando falsas esperanças e, como mostra a morte vestindo branco, zombando até da nossa finitude.
Nota: 3/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas