Um filme por dia 2017 - 03/05 - Filhos da Esperança (2006)



Título original: Children of Men
Em um futuro próximo (2027), todas as mulheres do planeta estão inférteis já há vários anos sem nenhum motivo aparente. O mundo está tomado pelo caos e várias grandes cidade já não existem. Apenas a Grã-Bretanha resiste e um estado autoritário surge para controlar as fronteiras, já que como último oásis na terra o país é alvo de ondas migratórias. Essa é a instigante premissa de Filhos da Esperança que, mesmo sendo um bom filme, desperdiça a oportunidade de discutir mais profundamente a natureza humana e como encaramos o futuro e torna-se um filme de ação genérico na maior parte do tempo.
A forma como Filhos da Esperança mostra o problema dos imigrantes e como a sociedade lida com isso é assustadoramente familiar. Mesmo com toda a evolução os seres humanos ainda agem como macacos assustados protegendo o seu cacho de bananas, da mesma forma que os detentos comem envolvendo o prato com os braços. A tolerância com o diferente só existe enquanto há fartura; no primeiro percalço alguém - seja por raça, religião ou origem - será eleito para ser odiado e excluído, afinal não haverá bananas para todos.
Talvez a mensagem final de Filhos da Esperança seja a de que deus realmente existe. Em determinado momento ele viu o erro que cometeu ao criar o homem e, passional como é, não destruiu todos de uma vez mas apenas revogou a ordem "crescei e multiplicai-vos", impedindo que novas gerações perpetuassem o seu terrível engano.
Nota: 3/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas