Um filme por dia 2017 - 10/05 - Prometheus (2012)



Título original: Prometheus
Prequela de Alien, o Oitavo Passageiro, Prometheus é visualmente interessante. Mas o roteiro, que parece ter sido escrito por crianças, destrói qualquer possibilidade do filme conquistar de fato a audiência.
Prometheus é um ode ao criacionismo mas esse não é o seu maior problema problema. Tudo nessa ficção científica é anti ciência - os cientistas trabalham sem evidências, os técnicos são despreparados, a missão de 1 trilhão de dólares (o filme explicita o valor) parece ter sido planejada para dar errado. Há cenas constrangedoras, como quando dois personagens encontram uma espécie de cobra alienígena e, contrariando qualquer lógica ou bom senso, literalmente cutucam o ser quando este está em posição de ataque. O roteiro é tão ruim e preguiçoso que evita o mínimo esforço para manter qualquer lógica: os capacetes são quebradiços como cristal ou resistentes como acrílico, depende da necessidade da cena em questão. Para não dizer que o desastre é completo, a direção de arte é extremamente competente e o filme é de fato muito bonito. Tanto as criaturas quanto os ambientes e equipamentos são muito bem executados, com destaque para os alienígenas chamados engenheiros e para o equipamento sensacional que escaneia os ambientes montando mapas tridimensionais.
A mitologia de Alien merecia uma estória de origem melhor do que Prometheus. Nada contra a religiosidade de cada um, mas tal qual os cientistas, que não podem se deixar influenciar pelas suas crenças no seu trabalho ou pesquisa, os roteiristas não deveriam deixar que as suas necessidades pessoais de pregação religiosa influenciassem tão negativamente um trabalho. Infelizmente, Prometheus deixa memórias mais fortes por seus momentos embaraçosos do que por suas belas imagens.
Nota: 2/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas