Um filme por dia 2017 - 07/05 - Um Conto Chinês (2011)



Título original: Un cuento chino
Um Conto Chinês parte de uma notícia absurda porém real, a queda de uma vaca em uma embarcação. A obra é simpática, agradável de assistir, mas para que a estória da vaca possa fazer parte do roteiro do filme algumas situações são um tanto quanto forçadas, artificiais, mesmo levando-se em conta o seu caráter fabulesco.
O chinês Jun (Ignacio Huang) chega a Argentina para morar com o seu tio mas não o encontra. Roberto (Ricardo Darín), dono de uma pequena loja de ferragens, hospeda Jun a contragosto em sua casa enquanto aguarda que a embaixada da China possa localizar algum parente de Jun. Roberto é uma pessoa intratável apesar de extremamente correto e não suporta companhia. Os dois não conseguem conversar por conta da língua - um só fala espanhol e o outro só fala chinês - mas na verdade conviver com Roberto seria impossível independente da comunicação. A dinâmica dos dois é que mantém o filme e podemos ver o choque de culturas e até mesmo de gerações, pois mesmo que não tenham diferença física de idade muito grande, Roberto vive e age como um velho enquanto Jun parece um adolescente. O grande problema é que para manter a ideia central do filme, que é a falta de comunicação entre duas pessoas sob o mesmo teto, os personagens acabam agindo de forma irreal - o filme se passa em 2011, já existia internet e mesmo se fosse antes, dicionários sempre existiram e mesmo assim ninguém faz o mínimo esforço para tentar conversar. Chega ao ponto de ideias serem repetidas de forma grosseira - no caso o segundo abandono de Jun por Roberto para em seguida, arrependido, Roberto ir atrás dele.
Um Conto Chinês é bem intencionado e, na falta de um termo melhor, "bonitinho". Funcionaria melhor como um curta metragem, já que a sua ideia central só consegue preencher os 90 minutos de duração com muitos truques, nem sempre muito bem realizados.
Nota: 3/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas