Um filme por dia 2017 - 21/05 - Meus Caros Amigos (1975)
Título original: Amici miei
É admirável a capacidade do cinema italiano de mesclar comédia e drama em um só filme, em um só plano. E Meus Caros Amigos é mais uma prova disso: humor politicamente incorreto com um forte toque melancólico.
Os amigos Mascetti (Ugo Tognazzi), Perozzi (Philippe Noiret), Necchi (Duilio Del Prete), Melandri (Gastone Moschin) e Sassaroli (Adolfo Celi) - este último introduzido no grupo no meio da estória - vivem em Florença pregando peças juvenis, como esbofetear passageiros em trens deixando a estação ou simulando um acidente para serem internados juntos em um hospital. O humor é bastante regular, com situações muito engraçadas e soluções surpreendentes, mas o drama também tem espaço. Todos os cinco, já na meia idade, recusam-se a crescer, ou melhor, recusam-se a encarar o presente das responsabilidades e a iminente chegada da velhice e muito menos o futuro sem grandes expectativas, dada a fase da vida em que se encontram. A mistura de drama e humor funciona muito bem e em alguns momentos é impossível não rir de forma amarga.
O estilo de vida dos amigos é egoísta e todos eles estão fadados a solidão, já que só conseguem conviver entre eles mesmos. As situações criadas são engraçadíssimas para nós, que as vemos de fora, mas nem tanto para quem participa e é apenas uma fuga para eles. Fuga essa que tenta colocar graça nas tragédias do dia a dia, na tragicomédia que é a vida.
Nota: 4/5
Fabio Consiglio
Comentários