Um filme por dia 2017 - 30/05 - Olhos Negros (1987)



Título original: Oci ciornie
Olhos Negros é falado na maior parte do tempo em italiano e tem como protagonista Marcello Mastroianni, porém o seu diretor, Nikita Mikhalkov, é russo. Essa troca de olhares e culturas se traduz em uma comédia com toques melancólicos e belíssimos momentos cinematográficos.
No começo do século XX, Romano (Marcello Mastroianni) está bebendo a bordo de um navio e começa a conversar com um desconhecido, para quem conta a estória de sua vida. Quase todo o filme se passa em flashback do ponto de vista de Romano, portanto os fatos podem ter sido exagerados ou até inventados, mas todos os acontecimentos são bastante plausíveis e condizentes com a personalidade de Romano. Há excessos no comportamento tanto dos personagens italianos quanto dos russos e a mise-en-scène tem como objetivo mostrar como os italianos são enxergados pelos russos e vice-versa: os italianos são passionais, exagerados, malandros beirando o mau-caratismo enquanto os russos são mais ingênuos e burocráticos. Temos também momentos e planos belíssimos, como quando Romano entra na banheira de lama terapêutica para resgatar um chapéu ou a neblina durante o seu retorno da Rússia.
Olhos Negros é um filme delicioso, equilibrando muito bem romance e comédia e ainda tem um final inesperado que modifica o nosso entendimento sobre o destino dos personagens. Mesmo tendo um diretor russo mantém a tradição italiana de nos fazer rir, mas sem desfazer o nó na garganta.
Nota: 4/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas