Um filme por dia 2017 - 14/05 - Irmão Urso (2003)
Título original: Brother Bear
Talvez por ser temática e visualmente parecido com Tarzan, lançado apenas 4 anos antes, e por dividir as atenções com o grande sucesso Procurando Nemo, ambos de 2003, Irmão Urso não é reconhecido como deveria e normalmente as pessoas não lembram muito dessa animação dos Estúdios Disney. Mas a coloco na lista das grandes animações da casa de Mickey Mouse, tanto por sua mensagem como por sua técnica.
Irmão Urso é uma das últimas animações da Disney feita do modo tradicional, sem o uso intensivo de computadores, e isso dá um charme todo especial principalmente quando os personagens principais são orgânicos. O roteiro bem amarrado anda de mãos dadas com a técnica e chamo a atenção para um truque cinematográfico pouco utilizado porém muito efetivo quando bem utilizado, a mudança de proporção de tela (ou aspect ratio em inglês): o filme utiliza duas proporções, iniciando com 1.66:1, mais fechada e quadrada, enquanto Kenai (Joaquin Phoenix) ainda era humano, refletindo a sua visão de mundo limitada; quando ele se torna um urso a proporção muda para 2.35:1, aberta e ampla, como se Kenai só enxergasse realmente a amplitude da vida depois de se tornar um bicho, um urso. Para ressaltar o efeito, a paleta de cores também muda segundo os olhos do urso e a animação fica mais colorida e bonita - a paleta tendia ao cinza para os humanos. Somada a beleza da técnica temos a mensagem de Irmão Urso, mais profunda do que os mantras tolos que costumamos ver em animações, que é a empatia. A partir do momento que sentimos o que o outro sente, todo o ódio e preconceito cai por terra. Claro que é mais fácil na teoria do que na prática, mas só o fato de levar a audiência a ver o outro lado de forma eficiente e emotiva já é motivo para respeitarmos Irmão Urso.
Há uma frase atribuída a Leonardo da Vinci que parece ter inspirado Irmão Urso: "Chegará o tempo em que o homem conhecerá o íntimo de um animal e nesse dia todo crime contra um animal será um crime contra a humanidade." Ao ver o mundo com outros olhos e conhecer o íntimo do outro vemos quem é o verdadeiro monstro. Podem ter certeza de que não é o urso.
Nota: 4/5
Fabio Consiglio
Comentários