Um filme por dia 2017 - 13/05 - Independence Day: O Ressurgimento (2016)



Título original: Independence Day: Resurgence
Independence Day: O Ressurgimento já começa pondo em dúvida a inteligência dos espectadores: próximo a sala da presidente dos Estados Unidos (Sela Ward) há uma foto do falecido Capitão Steven Hiller (Will Smith), herói do primeiro Independence Day, que é mostrada em contraponto a um close de Dylan Hiller (Jessie T. Usher). Quando este chega para cumprimentar a presidente ela diz, sem nenhum motivo lógico, que sente muito orgulho pelo o que o seu pai, o da foto, fez pelo país. Isso acontece nos primeiros minutos do filme e é uma boa amostra do que vem pela frente, uma obra (ou melhor, um produto) feito apenas para capitalizar alguma nostalgia provocada pelo original e ganhar mais algum dinheiro.
A estória é a mesma de sempre: os alienígenas voltaram e querem sangue, com uma nave mãe do tamanho de um continente(!). Dessa vez os humanos estão melhor equipados, graças a tecnologia roubada dos ETs derrotados do filme original e com alguns nobres heróis chineses - não esqueçam que o mercado cinematográfico chinês pode render um bom dinheiro. Repleto de piadas sem graça e apostando que nos lembremos de personagens pouco marcantes de 20 anos atrás, tudo em Independence Day: O Ressurgimento é burocrático e previsível e é uma tortura aguardar duas horas pela sua conclusão óbvia. O único alento é o sempre bom Jeff Goldblum, reprisando o seu papel de David Levinson. Até mesmo os efeitos visuais, sem dúvida competentes, não tem brilho e soam como mera obrigação em um filme desse tipo.
O Independence Day original, de 1996, chamou a atenção pelo seus efeitos especiais, incríveis para a época quando o cinema começava a explorar de fato o potencial das imagens geradas por computador. Não que efeitos especiais são ou tenham sido sinônimo de qualidade em qualquer época, mas pelo menos na década de 90 poderiam garantir uma boa bilheteria. Hoje isso não é suficiente e o filme não foi o sucesso esperado. Espero que as contas não fechem e os produtores não tenham o ganho esperado, porque pelo final de Independence Day: O Ressurgimento um novo ataque alienígena só não acontecerá se esse ETs gananciosos não vislumbrarem a possibilidade de obter mais lucro.
Nota: 1/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas