Um filme por dia 2017 - 16/05 - O Homem Errado (1956)



Título original: The Wrong Man
Em O Homem Errado Alfred Hitchcock volta ao seu tema predileto, o homem inocente acusado de um crime que não cometeu, dessa vez baseado em uma história real - segundo Hitchcock, até algumas cenas foram recriadas segundo os relatos oficiais. E essa tentativa de recriar a verdade, em um tom algumas vezes quase documental, é o grande ponto fraco dessa obra menor do mestre do suspense.
Manny Balestrero (Henry Fonda) é acusado por várias testemunhas de uma série de assaltos a mão armada. Ele alega inocência o tempo todo, mas tudo leva a crer que ele é o culpado em uma série de coincidências incríveis - Hitchcock disse que nunca teria a coragem de inventar uma estória ficcional tão inacreditável. O filme perde muito tempo em detalhes pouco importantes, mostrando muito da burocracia do sistema prisional, insistindo em reproduzir exatamente a realidade. Até mesmo o que poderia ser uma interessante dúvida - seria Manny inocente ou culpado? - não é explorada e desde o início todos têm certeza da sua inocência. O suspense se sustenta apenas na busca de Manny por provas de sua inocência, o que acaba acontecendo de forma rápida e sem interferência direta de nenhum dos personagens, num anticlimax.
O Homem Errado não e um dos grandes filmes de Hitchcock, fato assumido pelo próprio autor no livro Hitchcock/Truffaut - Entrevistas. Conversando sobre esse filme, Truffaut comenta que Hitchcock, como mestre da ficção, acabou perdendo-se ao tentar emular a realidade. Não posso discordar dos mestres.
Nota: 3/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas