Um filme por dia 2017 - 22/05 - A Fuga das Galinhas (2000)



Título original: Chicken Run
A Fuga das Galinhas é do lendário estúdio Aardman, famoso por suas animações stop motion e mais recentemente CGI como Wallace & Gromit e Shaun: O Carneiro. Só esse fato já garante ao menos a qualidade técnica da filme, mas A Fuga das Galinhas é mais do que isso.
Retratando uma granja como se fosse uma prisão, A Fuga das Galinhas mostra as aves tentando fugir do seu destino - botar ovos e virar assado - lideradas pela galinha Ginger (Julia Sawalha). Todos os planos resultavam em fracasso quando o galo Rocky (Mel Gibson) literalmente cai do céu dando às galinhas nova esperança de fuga através de sua suposta capacidade de voar. O design de produção é criativo, transformando sucata em objetos úteis para as galinhas. Há várias referências interessantes de filmes como Caçadores da Arca Perdida e Fugindo do Inferno (principal fonte de inspiração), incluídas de forma orgânica na estória. Somado a tudo isso temos o bom desenvolvimento dos personagens: torcemos de fato para as galinhas feitas de plasticina assim como odiamos a vilã Mrs. Tweedy (Miranda Richardson).
Há algo especial nos filmes feitos com stop motion, talvez por juntar a magia da animação e "bonequinhos", como se estivéssemos participando de uma grande e elaborada brincadeira infantil. Com o talento do estúdio Aardman e um roteiro relativamente esquemático mas muito eficiente, parafraseando o clássico Superman: O Filme, você vai acreditar que as galinhas podem voar.
Nota: 4/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas