Um filme por dia 2017 - 17/05 - A Noite dos Demônios (1972)
Título original: La notte dei diavoli
O horror italiano A Noite dos Demônios reúne características de vários tipos de filmes: trash, gore, terror psicológico e até algum erotismo. O resultado, embora irregular, é uma obra que evita os vícios e clichês dos filmes de vampiro.
Nicola (Gianni Garko) está viajando pela Itália a negócios quando, por conta de um acidente com seu carro, tem que pedir auxílio a uma família que mora no meio de uma floresta. Tudo isso é contado em flashback, enquanto Nicola está hospitalizado, recurso que ajuda em muito a prender a atenção da audiência. Há algo errado com a família e o filme cresce enquanto o suspense sobre o que está de fato acontecendo é mantido. Quando a maldição dos vampiros é revelada evita-se os estereótipos como as cruzes, derretimento sob a luz do sol e até mesmo a sede por sangue - os vampiros atacam para criar outros semelhantes. Por outro lado, o baixo orçamento da produção fica evidente, mesmo com a presença do grande Carlo Rambaldi como técnico de efeitos especiais. A excessiva exposição de vísceras e faces sendo destruídas poderia ter sido evitada, tornando o filme menos apelativo e expondo bem menos a falta de recursos.
Mesmo com seus excessos, A Noite dos Demônios é um bom filme que utiliza a velha mitologia dos vampiros de forma diferente a qual estamos habituados. Se ignorarmos o excesso de xarope de milho tingido de vermelho, é possível desfrutarmos essa estória de vampiros que só procuram por companhia na sua existência eterna.
Nota: 3/5
Fabio Consiglio
Comentários