Um filme por dia 2017 - 02/09 - O Enigma de Outro Mundo (1982)



Título original: The Thing
Refilmagem de O Monstro do Ártico de 1951, utilizando a mesma premissa porém com uma abordagem completamente diferente, O Enigma de Outro Mundo é até melhor do que a obra que o originou.
Uma base na Antarctica é invadida por um alienígena que ataca ou assimila um animal, seja ele um cachorro ou um ser humano, imitando e substituindo de forma perfeita o hospedeiro. Essa ideia, já utilizada em Vampiros de Almas de 1956, é aqui desenvolvida com perfeição e a tensão da dúvida sobre quem é humano e quem é alienígena move O Enigma de Outro Mundo. Essa é apenas uma das várias decisões corretas dos realizadores e podemos destacar a instigante abertura, quando ainda não sabemos a natureza da criatura e somos surpreendidos pelo helicóptero norueguês tentando alvejar um cão, ou ainda a distância que todos os membros da base antarctica mantém uns dos outros, mostrando que não são amigos mas apenas colegas de trabalho, o que é essencial para o clima de desconfiança. O poder da combinação do isolamento, convívio forçado e desconfiança generalizada é tanta que Quentin Tarantino utilizou a mesma ideia em Os Oito Odiados, copiando até trechos de diálogos e trilha sonora (do mestre Ennio Morricone) de O Enigma de Outro Mundo.
A dúvida que paira nas mentes dos personagens também é compartilhada pela audiência mesmo após a conclusão do filme, que de forma discreta mantém o final em aberto. Discreta porque à primeira vista os sobreviventes parecem ser pessoas normais mas será que são mesmo? Os dois personagens que não morrem (não falarei quais) desapareceram da vista do público e dos seus companheiros tempo mais do que suficiente para que tenham sido substituídos pela entidade alienígena e essa possibilidade implícita, somada ao resgate que deve chegar em algum momento e às projeções mostrando que se o monstro chegasse em uma zona habitada em pouco tempo toda a humanidade seria eliminada, é muito mais assustadora do que se a criatura fosse mostrada novamente antes dos créditos.
A criatura ou a coisa (the thing) é extremamente afortunada pois gerou dois filmes excelentes (O Monstro do Ártico / The Thing from Another World e O Enigma de Outro Mundo / The Thing) e um razoável (a prequela A Coisa de 2011), além de provavelmente ter exterminado a humanidade no universo diegético do filme de 1982. Nada mal para um extraterrestre que ficou congelado por 100.000 anos.
Nota: 5/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas