Um filme por dia 2017 - 13/09 - O Rei Leão (1994)



Título original: The Lion King
O Rei Leão já captura a plateia desde a sua abertura apoteótica, em um crescente de beleza e emoção que faz com que a cena faça parte, desde a época da sua criação, da história do cinema.
Recuperado o fôlego depois do início arrebatador, seguimos a estória de Simba (voz de Matthew Broderick), herdeiro do trono real que se envolverá em uma trama de assassinato, usurpação e vingança, protagonizada por ele mesmo, seu pai o rei Mufasa (voz de James Earl Jones) e seu tio Scar (Jeremy Irons). O Rei Leão pode ser considerado uma versão suavizada e com final feliz de Hamlet, de William Shakespeare, já que muitos de seus elementos são oriundos da peça do famoso dramaturgo inglês: a família real, o desejo do tio de tomar o trono, a morte do pai, os fantasmas dos antepassados. O brilho da animação, o carisma dos personagens e o talento dos dubladores são embalados com canções deliciosas de Elton John e a trilha instrumental evocativa de Hans Zimmer. A execução é perfeita e tudo funciona tão bem que é quase impossível não envolver-se com a jornada do herói de Simba na busca do seu verdadeiro lugar no mundo.
O Rei Leão foca na emoção, mirando e acertando em cheio o coração da audiência, tocando em temas universais como perda, vocação, amor e reencontro. É a animação mais lucrativa de todos os tempos da Disney, com um custo estimado de US$45.000.000,00 e ganhos diretos de mais de US$400.000.000,00 somente até janeiro de 2012, gerando inúmeros filhotes como sequências lançadas em home video, séries animadas, musicais na Broadway e uma nova versão em live action, ainda em produção.
Nota: 5/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas