Um filme por dia 2017 - 18/09 - Jackie Brown (1997)



Título original: Jackie Brown
Jackie Brown é o filme de Quentin Tarantino com menos cara de filme de Tarantino, provavelmente por ser a sua única obra que não foi escrita por ele mesmo - é uma adaptação do livro de Elmore Leonard. Não se encontra em Jackie Brown a violência extrema beirando a caricatura cômica - aqui ela não é explícita, chegando até a ser discreta ao se levar em conta a natureza da trama - e nem os diálogos nonsense e ao mesmo tempo geniais típicos do diretor.
Mas uma característica dos filmes de Quentin podemos encontrar: os personagens fascinantes que passam a impressão de que qualquer um deles, mesmo os secundários, poderiam facilmente protagonizar sozinhos uma estória, desde Jackie Brown (Pam Grier), a aeromoça que contrabandeia dinheiro entre o México e os Estados Unidos até Ordell Robbie (Samuel L. Jackson), o traficante de armas para quem ela trabalha passando pelo investigador Ray Nicolette (Michael Keaton) e o agente de condicional Max Cherry (Robert Forster). E são os personagens que sustentam a obra, que é mais longa do que o necessário e tem problemas de ritmo em seu miolo. Mesmo o final, onde as coisas se aceleram, acaba se tornando um anticlímax com uma solução fácil e rápida demais.
Longe de ser o melhor filme de Tarantino, ainda assim Jackie Brown é um bom filme que apresenta por detrás de seu arco principal algumas mensagens interessantes, como o aparente desejo do bandido negro Ordell de ser aceito no mundo dos brancos - a sua namorada branca Melanie (Bridget Fonda) é a mais estimada dentre as outras, negras, por exemplo - em oposição à heroína Jackie Brown que demonstra orgulho de sua raça - notem a decoração do apartamento de Jackie, com quadros e pôsteres de negros além de sua banda predileta, The Delfonics. Mesmo com uma filmografia relativamente pequena, Tarantino pode se orgulhar e até causar inveja ao constatarmos que Jackie Brown é o seu "pior" filme.
Nota: 3/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas