Um filme por dia 2017 - 16/09 - 11 Minutos (2015)



Título original: 11 minut
11 Minutos se passa em Varsóvia, mostrando diversas estórias paralelas que irão se encontrar - ou melhor, se colidir - na conclusão da narrativa.
A abertura é inteligente ao introduzir alguns dos arcos narrativos exibindo-os em preto e branco e em quadros pequenos, como uma imagem de celular, sugerindo que aquilo sendo mostrado é apenas uma fração do que realmente está por trás daquelas cenas. Infelizmente o que se segue é arrastado e enfadonho, com as estórias sendo intercaladas de forma incômoda, pois quando uma das narrativas está ficando interessante ela é cortada para dar espaço a outras três ou quatro, em uma quebra de ritmo que acaba tornando a obra sonolenta. Outro problema é a demora para a introdução do mistério do ponto escuro no céu, que é uma ideia que poderia ser melhor explorada para unir as narrativas mas só é desenvolvida - e muito mal desenvolvida - no último terço do filme.
Na conclusão todas as estórias se unem, mas o que desencadeia os eventos finais é pouco verossímil, quase cômico. Talvez a ideia tenha sido mostrar que um ato relativamente pequeno pode desencadear efeitos numerosos e imprevisíveis, mais ou menos como o conto Um Som de Trovão mas sem a genialidade do escritor Ray Bradbury. Embora bem realizado, 11 Minutos é uma decepção.
Nota: 2/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas