Um filme por dia 2017 - 12/09 - O Rio da Aventura (1952)



Título original: The Big Sky
O Rio da Aventura é um faroeste leve, focado mais na aventura e menos nos conflitos e na violência, com personagens bem-humorados que quase gritam o quanto estão se divertindo, ao estilo do diretor Howard Hawks.
Diferente de outros filmes do gênero, que geralmente mostram vinganças e disputas de terras, O Rio da Aventura trata da competição por uma rota comercial pelo Rio Missouri, com o objetivo final de alcançar e comercializar com os índios Blackfeet (Pés negros). A abordagem do relacionamento com os índios também é mais moderna, com alguns personagens (normalmente os vilões) os menosprezando mas com vários outros os exaltando - um dos heróis do filme, Boone Caudill (Dewey Martin), tem como principal arco dramático a transformação da percepção que ele tem pelos nativos americanos.
Boone talvez represente a mudança na forma como o cinema americano encara os habitantes originais da América do Norte, ideia essa diluída em uma aventura divertidíssima. Sem O Rio da Aventura talvez não existissem filmes como Dança com Lobos ou sua versão espacial, Avatar.
Nota: 4/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas