Um filme por dia 2017 - 27/09 - Shrek (2001)



Título original: Shrek
As animações, acostumadas com tramas mais tradicionais e normalmente carregadas com alguma lição a ser aprendida, tomaram uma lufada de ar fresco com Shrek, que trouxe um roteiro que desconstrói os contos de fadas, músicas pop integradas a estória e, por que não, uma pequena "moral" que não é exaustivamente explicada e está organicamente (literalmente) integrada aos personagens principais.
Para não ser injusto, em 2000 (1 ano antes de Shrek da Dreamworks) a Disney lançou A Nova Onda do Imperador, que já flertava com algum rompimento com as tradições dos desenhos animados dos grandes estúdios, porém muito mais timidamente do que Shrek. A estória do ogro que acaba involuntariamente se tornando herói brinca com vários personagens dos mais diversos reinos encantados com piadas inspiradas e de apelo universal, já que os personagens apresentados são conhecidos por todos, ou pelo menos por todos que se dispõe a assistir um filme como Shrek. O ritmo é impecável e os atores que dão voz aos personagens brilham, com destaque para Eddie Murphy como o Burro - talvez pelo número de palavras que ele fala por segundo.
Shrek é quase como A Bela e a Fera com tudo invertido: a besta é uma mulher e a sua versão fera é humana (repare bem, os humanos é que são os monstros estranhos em Shrek). Mostrando com bom humor que a aparência não importa, os padrões de beleza são tolices inventadas por pessoas mal intencionadas e a princesa não precisa ser salva por ninguém (coisa que a Disney só faria anos depois), Shrek é mais instrutivo do que a maioria das coisas que se gabam por transmitir uma mensagem edificante.
Nota: 4/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas