Um filme por dia 2017 - 01/07 - O Castelo Vogelöd (1921)



Título original: Schloß Vogelöd
O Castelo Vogelöd é um exemplar do cinema expressionista alemão não tão impactante como, por exemplo, O Gabinete do Dr. Caligari de 1920, mas ainda assim interessante de se ver, com uma estória e personagens envolventes, apesar de seus quase 100 anos de idade.
O Conde Oetsch (Lothar Mehnert) foi acusado de assassinar o próprio irmão e foi absolvido, mas a sociedade não acredita na sua inocência. Ele vai sem ser convidado a um encontro de aristocratas no Castelo Vogelöd, onde também será recebida a viúva de seu irmão, para provar a sua inocência. O filme é um dos primeiros do diretor F.W. Murnau (de Nosferatu, Fausto e outras obras-primas) que mesmo sem o brilho de suas produções subsequentes já demonstra o seu grande talento. Há elementos modernos para a época, como flashbacks e sequências de sonhos, assim como uma cena desenhada apenas para ser alívio cômico, sem nenhuma influência no desenvolvimento da estória. Além disso o roteiro é engenhoso e o final é surpreendente - nos dias atuais, depois de tantos outros filmes com reviravoltas parecidas, talvez muitos consigam antecipá-lo.
É sempre notável como filmes mudos e com elementos já copiados à exaustão ainda conseguem prender a audiência e proporcionar prazer ao assisti-los. A prova do tempo é sempre a mais dura e cruel e fica a questão: quais filmes que elogiamos hoje em dia ainda serão apreciados daqui a 100 anos?
Nota: 3/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas