Um filme por dia 2017 - 02/07 - Trágica Obsessão (1976)



Título original: Obsession
Trágica Obsessão é inspirado pelo clássico de Hitchcock Um Corpo Que Cai, ambos contando a estória de um homem obcecado por uma mulher muito parecida com a antiga parceira que já se foi. Apesar das similaridades, Trágica Obsessão não é uma simples cópia e tem brilho próprio.
Michael Courtland (Cliff Robertson) perde sua mulher e filha; anos depois encontra uma mulher, Sandra Portinari (Geneviève Bujold), idêntica a sua falecida esposa e se torna obcecado por ela. O diretor Brian de Palma faz jus à fama de discípulo de Alfred Hitchcock com uma direção enxuta e econômica - não há cenas nem acontecimentos supérfluos, tudo tem razão de ser e leva a estória para a frente. Já a atuação de Cliff Robertson como protagonista deixa a desejar e o ator parece ter confundido sentimentos como tristeza e deslumbramento com apatia - o seu Michael Courtland está sempre com a mesma expressão neutra, olhando para o nada. O filme acerta na difícil decisão do que mostrar à audiência. sem estragar a surpresa do mistério a ser revelado no final, ao mesmo tempo que não cria soluções artificiais, que não tenham sido plantadas anteriormente.
Trágica Obsessão é uma grande diversão pecando apenas no seu final, depois do mistério ter sido desvendado, com tudo acontecendo rápido demais e de maneira inverossímil. Como bom discípulo de Hitch, De Palma sabia que o mestre ensinava que após o herói matar o bandido e beijar a mocinha não havia mais o que contar e o filme deveria acabar. Nesse caso, houve correria excessiva entre a morte do bandido e o beijo na mocinha, mas nada que comprometa o prazer de assistir a Trágica Obsessão.
Nota: 3/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas