Um filme por dia 2017 - 30/06 - A Comilança (1973)



Título original: La grande bouffe
A Comilança leva o pecado da gula às últimas consequências ao contar a estória de 4 amigos que se reúnem para comer até morrer.
É difícil traduzir a mensagem de A Comilança e o por que Marcello (Marcello Mastroianni), Michel (Michel Piccoli), Philippe (Philippe Noiret) e Ugo (Ugo Tognazzi) decidiram se empanturrar até chegar ao óbito. Talvez a crise da meia-idade ou o desejo de controlar a data da própria partida fazendo o que mais gosta. Ou ainda pode-se dizer que o banquete extremo de A Comilança é como se fosse uma despedida de solteiro: no lugar do noivo cometendo excessos para dizer adeus à vida sem compromissos e sem esposa, os 4 protagonistas cometem os excessos com a comida para se despedir da vida, saindo de cena como se estivessem indo embora de uma festa. Nada disso importa porque A Comilança é como um balé, uma ópera gastronômica onde tudo funciona de maneira orquestrada e a comida é, além de meio e fim da obra, elemento ativo da arte do filme, tanto visualmente como para demonstrar estados emocionais e criar atmosfera. Temos também o brilho e a dinâmica existente entre os grandes astros do filme: note que o nome dos personagens são os mesmos dos atores, o que ajuda a criar proximidade no set de filmagem e como todos demonstram uma intimidade autêntica, sem falar nos alimentos, que são realmente comidos em grande quantidade por todos.
A Comilança não tem grandes arcos dramáticos, desafios para os heróis e nem reviravoltas, podendo desagradar alguns por algumas cenas mais pesadas e escatológicas, mas mesmo assim é um filme único que ficará por muito tempo na memória de quem o assistir. E ainda dá uma ótima ideia de como se despedir desse mundo para aqueles que gostam de comer.
Nota: 4/5


Fabio Consiglio

Comentários

Postagens mais visitadas